Prefeito Gustavo Melo assina ordem de serviço para execução de projeto para construção da ponte sobre Rio Ariranha

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Marcos Cardial | Assecom/AIA

O prefeito Gustavo Melo (PSB) assinou, na tarde desta sexta-feira (6) a ordem de serviço para contratação da empresa para prestação do serviço de elaboração de projeto estrutural em concreto para construção da ponte de concreto sobre o Rio Ariranha, na MU-71. A vencedora da licitação foi a empresa Eduardo Preve Serviços de Engenharia. O investimento para execução do projeto será de R$ 60.767,00 do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB). O prazo é de 30 dias para conclusão do processo.

A empresa entrega, já na próxima semana, o projeto base. Com o documento, o prefeito Gustavo Melo viaja para Cuiabá e protocolará o pedido junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) para obtenção da licença ambiental visando a execução da obra.

A construção da ponte é uma bandeira do Movimento Pró-Logística Ariranha e conta com apoio da Prefeitura de Alto Araguaia, da Câmara de Vereadores e do Governo de Mato Grosso. As discussões começaram em 2013. Várias reuniões foram realizadas visando debater o assunto e mostrar a importância da obra para a região. A última delas, realizada em outubro de 2017, produtores e autoridades políticas se uniram e firmaram compromisso para melhorar as condições de trafegabilidade das estradas com doação de óleo diesel, cascalho e serviços de maquinários resultando na arrecadação de cerca de R$ 803 mil.

O diretor do Sindicato Rural e produtor Jackson Niedermeier participou da assinatura da ordem de serviço. Ele explicou que a construção da ponte praticamente dobrará a área agricultável em Alto Araguaia e fará da MU-71 um novo corredor logístico para escoamento da safra de grãos e de gado da localidade. Atualmente o escoamento é feito de maneira precária sendo necessário percorrer cerca de 135 km em estrada de terra até o município de Sonora (MS). “Vislumbramos um novo corredor desenvolvimentista para toda região”, pontuou ele.

Com a ordem de serviço, o município deu um passo importante para a execução da obra, que já tem a sinalização do Governo de Mato Grosso após reunião entre o chefe do executivo de Alto Araguaia, o deputado estadual Mauro Savi, e representantes do Movimento Pro-Logística Ariranha de Alto Araguaia.

“A região abriga propriedades com grande potencial para criação de gado e plantio de lavouras. A obra fará com que toda essa produção faça o caminho inverso. Venha para Alto Araguaia e encurte distâncias, além de gerar emprego e renda para Alto Araguaia”, pontua o prefeito.